quarta-feira, 28 de abril de 2010

Koop Island Blues - Koop

a loucura do japão




(fonte:http://thesartorialist.blogspot.com/)



Os japoneses são, como toda a gente sabe, conhecidos por um design extremamente avangard, não só apenas na moda, como também no produto e na comunicação. Contudo, em relação à moda, há uma coisa que sempre me fascinou. A grande diferença entre o street style e as colecções criadas pelos grandes designers, entre os quais, que eu adoro, Kenzo e Yamamoto. É verdade sim, que os japoneses adoram a loucura dos drapeados e sobreposições feitas principalmente por Yamamoto. Contudo, na rua, pelo que tenho pesquisado, a vertente tem ido num sentido um pouco diferente. Ao que parece, a grande tendência de Tokyo são as meninas vestidas como autênticas bonecas. Desde as roupas, passando pelos acessórios e acabando na maquiagem. Marcas como Milky Way ou Angelic Pretty (http://www.angelicpretty.com/) são das marcas mais requisitadas neste registo. Bem, gostos à parte, a verdade é uma, os japoneses têm a exuberância e, posso dizer, ainda, a coragem de se vestirem como realmente gostam e acreditam, penso que será um dos factores muito positivo na cultura deles e quem, sabe, tendo uma mente aberta, se não será este um dos factores que os faz serem muito mais avançados não só na moda (factor subjectivo), como na tecnologia e em outras variadissimas áreas.

Um dos blogs japoneses para o qual estou sempre atenta: http://www.japanesestreets.com/

terça-feira, 27 de abril de 2010

domingo, 25 de abril de 2010

amanha quero ser...

ethnic =)

stray animal foundation


http://www.youtube.com/watch?v=j_2vNAIaAPk


Um video que ganhou um premio de melhor filme promocional. Trata-se de uma campanha promocional de sensibilização para com o mau trato sob animais. Os animais não são brinquedos. Pena que em pleno séc XXI, a grande maioria das pessoas, ainda pense que os animais existem para servir o ser humano. Sem comentários.

Zilian - shoe it yourself


sapato vencedor "shoe it yourself"


2ª proposta cé "shoe it yourself"



Já há algum tempo, tinha colocado aqui no blog um post sobre a marca portuguesa de calçado Zilian. Uma marca com a qual me identifico como designer, por considerar o meu registo trendy, leve e jovem. A zilian é isto mesmo, e espero, um dia, poder trabalhar para um registo assim. Como amante de tendências, viciada na sua pesquisa, atenta à forma como as pessoas se comportam em relação a elas, como as aceitam, ou por outro lado regeitam, como vão surgindo as novas tendências no street style, sou completamente fascinada por este mundo, sim =).
Assim, há uns mesitos, tive conhecimento da genial iniciativa da zilian, organizando, assim, um concurso para todas as fãs e amantes de sapatos. Com isto, a Zilian, fornecia duas solas, de perfil diferente, uma rasa e uma com tacão stileto e plataforma e, neste sentido, aventurei-me na participação. Confesso que das primeiras propostas que me surgiram escolhi as mais simples, para concorrer, uma vez que, por intuição, achei a melhor forma de me afirmar. Nem sempre o mais extravagante é o mais criativo, ou o mais forte, e como amante de tendências, acho que para este verão o "clean" (que no entanto, não é o meu registo preferido) seria a melhor forma de apostar. Com isto, e juntando-lhe um pouco do meu "eu", surgiram duas propostas, diferentes, mas ao mesmo tempo divertidas, irreverentes e jovens. Como estou constantemente a desenhar, as ideias vão-me surgindo de imediato, sem grande esforço. Já começo a ter o meu registo e gosto, um pouco demarcado e, ao olhar para o que desenhei, simplesmente decidi participar. Por sorte, ganhei. Na verdade, o concurso pedia para que desenhassemos os sapatos dos nossos sonhos, mas confesso, e como também já me disseram, eu sou de paixões. Não sei se os sapatos que desenhei, são realmente os sapatos dos meus sonhos, vejo demasiados sapatos, marcas, sites de moda, blogs de tendências diáriamente para que tenha uns sapatos dos meus sonhos. Tenho, isso sim, um gosto uma marca própria, que se vai adaptando à medida que vou aprendendo mais e mais. Neste momento, e com um pouco de conhecimento do mercado, confesso, acreditei nos sapatos que desenhei, inserindo-os no fantástico conceito da zilian. Confesso que por isto mesmo, não coloquei toda a minha imaginação e criatividade nas propostas, talvez por um pouco de experiência, muito pouca, na verdade, mas que afinal, me fez ir pelo melhor caminho.
Sinceramente, fiquei feliz com a vitória, no entanto, mais feliz ainda fiquei por me pôr à prova na área trendy na qual aposto e sair vencedora, o que me faz pensar, que estarei a seguir o bom caminho.
Haviam, no entanto, outras propostas muito boas, umas com muito boas ilustrações, outras com melhores ideias, mas não tão bem ilustradas. A verdade é que foram ali depositadas, imensas hipoteses e gostos, das quais a zilian, mais do que ninguém irá sair a mais forte vencedora.
Como sempre acontece, no entanto, quando alguém ganha, surgem sempre as criticas, e como profissional da área, ainda bem que as surgem. Algumas delas bastante boas, até, de forma a que, eu possa crescer mais um pouco, quando desenhar as minhas colecções. A verdade é que muita gente gostou, o que é bom, no entanto, não significa que comprassem. A dificuldade de apresentar um desenho é isso mesmo, ter a certeza que, quando alguém o vê nao se apaixona apenas pelo desenho em si. Por isso mesmo, optei também por nao ilustrar a minha proposta, factor que, se por um lado me fez ganhar, podendo eu agora mais calmamente pensar nas hipoteses de materiais que ali quererei colocar, por outro lado, fez com que muita gente se focasse apenas nisso mesmo. A ver vamos =) já tenho algumas ideias para a produçaõ do sapatinho=)
No entanto, apenas um dos meus desenhos ganhou e, opinião pessoal, gostei mais do outro. Pena minha :P. Muitas das criticas se focaram sob o facto de se tratar de um modelo "de todos os dias". Bem, quanto a isto, o que poderei dizer é que, conhecendo eu o mercado, gostaria mesmo que o fosse. Que as pessoas deixassem as "all stars" e as "melissa" do comum e partissem para uma aposta mais pessoal e irreverente. A verdade é que a minha proposta vencedora, tal como a outra, também certamente não seria comercial. Mas fiquei feliz em que houvessem pessoas que a acham, e que tenham coragem ao mesmo tempo de a usar, não só à minha proposta, como a tantas outras, que acabam por ficar na prateleira em detrimento da bota ou do sapato de gaspea, taloeira e cano vulgar com tacão de 3cm.




Propostas suplentes:


1º suplente - Mariana Assunção

Gosto muito do modelo da Mariana Assunção, aliás, a Mariana ganhou várias fãs pelo desenho que fez =). É muito bom. No entanto, confesso que acho que gosto mais da ilustração em si, do que do sapato propriamente dito. Talvez produzido não fosse tão vistoso quanto alguns que nao ficaram classificados. Mas, gosto muito das ilustrações da Mariana, não só desta, como das restantes. Contudo, penso que em termos de execução, teriam de ser melhor pensados, um dos factores que poderá não os ter levado à vitória. Além do mais, penso que não representa a identidade da Zilian, limitando-os ao gosto étnico das consumidoras. Contudo, volto a frizar, se a ideia seria criar os sapatos de sonho de alguém, acredito que estes sejam os da Mariana. =)





2º suplente - Anabela Fernandes

Também gosto muito dos sapatos da Anabela e, aliás, já ouvi vários elogios em relação a eles. São extremamente comerciais, trendy e jovens, e poderiam ser facilmente adaptados com outros padrões. Não sendo geniais, na ideia, representam muito bem a marca Zilian. Também já li algum comentários no facebook e concordo que, como houve duas propostas de sola, também deveria haver duas vencedoras, uma para o modelo raso, outro para o modelo alto =)



3º suplente - Cátia Ribeiro

O modelo da Cátia Ribeiro ficou como 3º suplente. Houve muitas criticas ao prémio aplicado. Sinceramente eu acho que a leitura da Cátia e a sua ilustração é um factor pessoal. O que ela apresentou foi apenas um desenho estilistico e nao um desenho tecnico e, neste sentido, tal como aconteceu, a avaliação foi feita por isso mesmo. Pessoalmente, e imaginando o modelo concretizado, penso que não desgostaria da solução. Não sendo igualmente genial, nem fora do comum, penso que também será uma solução extremamente trendy. E confesso, eu gosto bastante desta ilustração, da sua irreverência e da sua personalidade. De todos os modelos apresentados pela Cátia estes não eram os meus preferidos, contudo, repara-se num registo bastante pessoal, o que é bastante bom. Acima de tudo, os conceitos devem ser fortes, não significa que para isto, tenham de apostar na irreverência descabida.





4º supente - Maria Marcos

Relativamente à proposta da Maria Marcos, gostei do facto da Zilian premiar um desenho que aposta no portuguesismo. Um factor que muitas pessoas se esquecem. Em Portugal existem coisas muito boas, designers com muito talento e com trabalhos e ideias geniais. O concurso da Zilian provou isto mesmo que existem pessoas de mente aberta cá em portugal, capazes de se abstrairem da havaiana de todo o verão. Espero que estas pessoas para além de desenharem, tambem comprem este tipo de sapatos =) Gostei muito da proposta da Maria, deixou-me a pensar :P



5º suplente - Ana Batalha

O modelo raso da Ana Batalha, em termos de modelos rasos, era o meu preferido de todas as propostas =). Ainda bem que foi classificada. É um bom exemplo que sem grandes exageros se consegue um bom conceito.






6º suplente - Ana Mafalda Carvalho

O sexto suplente, da Ana Mafalda Carvalho não teve grandes reacções. gosto =)




A grande maioria dos modelos, não foi no entanto premiada. O que é pena. Tenho a certeza que a Zilian irá retirar muitas ideias de todos=)

Alguns dos meus preferidos:

Carla de Sousa - uma clog muito fresquinha =)




Ana Rocha





Mafalda Meireles - A Mafalda teve criticas muito positivas e merecidas =)



Elizabete Ferreita - Eu acho que o modelo da Elizabete é a prova viva de que sem grandes exageros, e um conceito forte e vincado, se conseguem grandes resultados. Gosto muito mesmo=)





Vera Vitor - Os modelos da Vera com muita cor e personalidade, muito inglês =)



Sara Agostinho - um sapato 40's adoro =)

sábado, 17 de abril de 2010

dior a/w 2007






http://www.youtube.com/watch?v=iChNgGW6DMM&feature=fvst


uma colecção que gosto bastante: dior A/W 2007. um pouco de encontro ao que se passa este ano, com os tons pastéis, contrariando, no entanto, o lado clean que muitas das colecções apresentaram para o actual verão.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Yrusha









Yrusha é uma marca que nao conhecia, na totalidade. Tem vestidos muitos giros, desenhados por Vanessa Moyal =)

sábado, 10 de abril de 2010

alber elbaz









Lanvin A/W 10/11


Contam os rumores, já há algum tempo que Alber Elbaz, director criativo da Lanvin, irá substituis Lagerfeld na Fendi. Bem, Elbaz é realmente mais um génio, na minha opinião. Em último caso, a Fendi não ficaria nada mal servida, no entanto, ambas as marcas estão bem com os seus grandes grandes criadores, e claro, ninguém conseguirá nunca fazer o que Lagerfeld faz em tudo onde poe as maos.
Um pequeno video de Alber Elbaz para o NewYork Times, falando de algumas coisas nas quais acredita, nas suas maiores fontes de inspiração, etc, etc =)

http://www.youtube.com/watch?v=J52OLKy1WPk&feature=PlayList&p=E6D023524667CD63&playnext_from=PL&playnext=1&index=54

gosto =)



dries van noten







http://www.youtube.com/watch?v=hahgvM3RAPE

Para quem realmente está sempre atento às tendências e aos grandes designers do momento, não pode deixar de notar a grande afluência de escolhas que têm sido feitas pelos editoriais de moda a peças de dries van noten. Dries Van Noten é um designer belga, nascido no ano de 1958. Com isto, será uma grande referência a ter em conta para as tedências do próximo ano, para quem gosta de linhas simples e clássicas.