colecção “A Collusion of Angles” de Miriam Van Weeghel para Janneke Verhoeven (fonte: R-A-W shoes )
Pois é, aposto que a maioria dos designers se questiona, muitas vezes, o que á a criatividade? para que serve? como jogar com ela, como a usar? Ora bem, hoje vinha para casa e, por acaso, um dos programas de rádio que vinha a ouvir, tinha como tema de abordagem, a criatividade. O programa "Prova oral" de Fernando Alvim, aborda diariamente um determinado tema, no qual toda a duração do programa desse mesmo dia, anda em volta da questão colocada. A verdade é que há muito me questiono, como poderei aplicar da melhor forma, a minha criatividade, de forma a que não seja, inviável, por um lado, mas que, também não a ignore a favor de soluções fáceis.
A certo momento, o apresentador, afirmou uma coisa que me deixou a pensar, ou seja, por algumas palavras apenas disse, e com razão que, o trabalho dos criativos é sempre um trabalho bastante stressante, que sofre constantemente de pressões.Isto porque, toda a gente em volta desta pessoa, espera sempre mais e melhor da mesma, como se a sua criatividade estivesse sempre à prova ou se, será viável, ou se, será realmente boa. Pois bem, posso concluir que, na verdade, o trabalho de um criativo acaba por ser bastante mais difícil que muitos outros trabalhos, pois se encontra sempre em constante avaliação e, nem sempre este facto é valorizado. Para mim, simplesmente se é, ou não se é criativo, de resto, cabe apenas às pessoas que o são trabalharem essa criatividade. Mas para que a trabalhem é preciso que se invista nessa capacidade, factor bastante difícil no nosso país. Acaba-se sempre por recorrer ao meio fácil e seguro de se fazer um projecto. Quem, como designer, já não se deparou com um trabalho que apesar de muito criativo e com conceito bastante mais forte, acabou por ser deixado de lado, em prole de preferências mais fáceis e rápidas? Isto tudo, porque coisas inovadoras são sempre mais dificeis de agradar rapidamente o mercado, facto que por vezes é necessário ser trabalhado e, para isto, é preciso investimento.
Concluindo, a verdade é que o trabalho de um criativo é quase sempre ignorado ou rebaixado pois todos achamos que é sempre "ilusório" e inviável, sem conseguir ver que, quem se assume como trabalhador criativo, trabalha, e muito!!! a toda a hora, sem parar, pois não tem horário, a criatividade não é uma coisa que se comece às 9h da manha e se acabe às 17h. Por isso, há que investir mais nestes aspectos, nestas pessoas, nestas capacidades, porque a verdade é que há grandes e óptimas ideias no nosso país, que vão muito para além do trabalho fabril, sistematizado e sem grande porção de emoção e talento.
Quando de fala em criatividade em Portugal, soa-nos logo o nome "Storytailors", como uma equipa de dois designers que, não deixando de serem talentosos, são das poucas duplas que tiveram o destino que os conduziram ao sucesso, através de um conceito pouco comercial e básico. No entanto, muitas mais ideias haverão neste pequenino país, e há bem, que apostar nisso, pois só assim, a moda em Portugal poderá avançar.
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