domingo, 29 de novembro de 2009

BALMAIN










Claudio Alexandre Pierre Balmain, foi um importante designer francês do inicio do século XX e fundador da prestigiada marca de alta costura Balmain.Assim, Balmain dedicou-se especialmente à elegância e requinte feminino. A família Balmain esteve sempre levemente ligada ao mundo do vestuário, trabalhando em fábricas de costura. Contudo, Balmain seguiu o curso de arquitectura, não o completando, no entanto, uma vez que, desde cedo, mostrou bastante potencial no mundo dos vestidos e da silhueta feminina.
Antes de abrir a sua própria loja após a grande segunda guerra, Balmain trabalhou com designers como Edward Molyneux. Na verdade, Balmain destacou-se, nas suas colecções pelas elegantes saias "sino" de longo comprimento, que na altura, obteve quase tanto sucesso como a silhueta "New look" de Dior. Com isto, a particularidade de Balmain,residia, essencialmente, na sua capacidade de pegar em silhuetas simples e aplicar-lhes toda a elegância e sofisticação desejada pela mulher.
Assim, Balmain morre no incio dos anos 80, no entanto, a sua marca ainda continua bastante em voga, apresentando, para a colecção Primavera/Verão do ano 2010, uma coleccção que alia os cortes assimetricos nas saias e vestidos, com os brilhos das lantejoulas e rebites em tons predominantes como o beje e o preto e em materiais como a pele, invulgarmente usada nas estações mais quentes.
Em relação aos sapatos, estes seguirão, por um lado, a mesma leitura que o vestuário, no entanto, haverá também uma vertente que abordará um pouco a arte nova, como poderá começar a ser uma constante em algumas colecçõs, uma vez que os padrões desta época (william morris) serão uma fonte de inspiração.

Sem comentários:

Enviar um comentário