terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

André Courrèges: go-go-boots





Monica Viti em "Danger Diabolik"



space age look


















A par da mini-saia, criada por Mary Quant, nos anos 60, surgem as go-go-boots, desenhadas por André Courréges.
Na verdade, as go-go-boots surgem essencialmente como uma necessidade de acompanhamento da moda, na medida em que, juntamente com a mini-saia, faziam alongar a perna.
As go-go-boots em vinil preto, fizeram particular sucesso, fazendo lembrar Monica Viti em "Danger Diabolik", como se se tratasse de uma space girl, extremamente sexy.
Antes dos anos 60, durante as primeiras décadas do século XX, as botas tinham pouca influência na moda. Apenas as botas de cano baixo eram usadas pelas adolescentes. Assim, os anos 60, trouxeram à ribalta o space-age look, em botas brancas, fazendo mesmo lembrar a primeira aterragem de Amstrong na lua, através do seu equipamento de astraunauta.
Além do mais, as go-go-boots, mostraram-se muito mais confortáveis do que as botas feitas até entao, dando mais liberdade de movimentos. Por este motivo, os primeiros "fãs" destas botas foram exactamente os dançarinos de shows televisivos e, posteriormente, os adolecentes que frequentavam discotecas.
Assim, ao longo do tempo, as go-go-boots, desenhadas por André Courrèges, revelaram-se o verdadeiro sucesso entre as mulheres de todas as idades, principalmente em França. A ideia de Courrèges consistia em produzir botas para ir a todo o sitio. Com isto, rapidamente os estilos da go-go-boot foram adaptados em todo o tipo de materiais e nas cores mais populares nos anos 60 e ainda mais tardiamente, foi-lhe colocado um zipper.
A grande diferença entre as botas usadas pelas mulheres mais velhas e as adolescentes, consistia essencialmente no aspecto em que as botas paras as senhoras, eram mais altas e sexys do que as usadas pelas jovens que optavam mais pela adaptação em vinil de cores extravagantes.
Assim, no final dos anos 60, todas as mulheres tinham, pelo menos, um par de go-go-boots, usando-as em todas as situações do seu dia- a-dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário