quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Charles Jourdan












Como todos sabemos, se estivermos um pouco atentos ao que se passa à nossa volta em termos de tendências de moda, muito se tem falado e vivido a cultura vintage! Uns sapatos em que, há poucas estações atrás fossem considerados totalmente ultrapassados, mesmo que abarcassem na sua essência o mais alto nível de design a nível de linhas clássicas e materiais, são, hoje em dia, os melhores amigos da mulher. Quem ainda não deu por si a pensar se a nossa mãe terá uma carteira ou uns sapatos de uma determinada linha que, por mais que procuremos, não encontramos em lado nenhum!? Sim, simplesmente, por mais que se tente, já não se encontra e, as boas imitações, jamais chegarão aos calcanhares de um orignial.
Assim, é neste sentido que surge o nome de Charles Jourdan. Pois é, poucas pessoas serão aquelas que de imediato conheçam este nome. Contudo, Charles Jourdan é sinónimo do melhor vintage e, para ser sincera, eu dava imenso, para neste momento ter uns sapatinhos da sua autoria, só para os contemplar. Contemporâneo de Coco Chanel, talvez tenha passado mais anónimo do que esta, por ser "apenas" designer de sapatos, profissão nesta altura, pouco valorizada e bastante associada ao "simples" sapateiro.
Jourdan começa o auge da sua arte em 1919 e, contudo, é apenas quase no leito da sua morte que a marca à qual deu o seu nome, começa a ter maior notoriedade, já na mão de seus filhos. Tendo desde sempre noção da necessidade da divulgação e publicidade da sua marca, é o primeiro designer de sapatos a ter um anúncio numa revista de moda, facto que o elevou rapidamente para o estatuto de marca de alta costura, sendo mesmo questionável se terá sido Charles Jourdan a inspirar a genialidade da dupla Herbert Levine e Beth Levine, ou se terá sido precisamente o contrário.
Com isto, é na década da morte de Charles Jourdan que a marca atinge o seu auge com a essencial colaboração do fotógrafo surrealista Guy Bourdin, que se dedicou inteiramente à publicidade da marca em campanhas extremamente vanguardistas que são, nos dias de hoje, autênticos icones de moda.

3 comentários:

  1. quero muito aquela segunda carteira!!! lol ou queria muito aquela segunda carteira, se tivesse dinheiro para isso.

    ResponderEliminar
  2. AMEI!

    kiss,
    http://rfspblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. great pictures! i am following you, follow me too if you like my blog!
    thanks for the comment ( :

    artístico fotos! estoy siguientes usted, me sigan volver si le gusta mi blog! gracias por el comentario

    xxx http://madelineweber.blogspot.com/

    ResponderEliminar